Redação Espírita - Mensagens, Palestras Online, Psicografias...

MENU

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Superação

As Olimpíadas realizadas, em 2016, no Rio de Janeiro, brindaram o povo brasileiro com gratas surpresas e grandes lições.

As Olimpíadas realizadas, em 2016, no Rio de Janeiro, brindaram o povo brasileiro com gratas surpresas e grandes lições.

Entre elas, lembramos de Diego Hypólito, que conseguiu a Medalha de Prata na ginástica artística.

O atleta tem uma história de altos e baixos. Fracassos consecutivos o fizeram cair em depressão, precisando, inclusive, de internamento.

Em Pequim, em 2008, quando ele se acreditava invencível, não conseguiu se firmar após saltar, caiu sentado e ficou fora do pódio.

Quatro anos depois, em Londres, escorregou logo no começo de sua série e foi ao chão. Desacreditado e tachado de velho para a ginástica artística, ele se sentiu extremamente humilhado.

Calejado, fortalecido, tentou pela terceira vez, e em seu país. A insistência teve como resultado a nota que o tornou vice-campeão olímpico.

Entrevistado, confessou que no dia da competição ficou muito ansioso, mas disse para si mesmo: Você treinou e se dedicou. Não deixe seu trabalho ir por água abaixo por conta de um pensamento negativo.

E complementou: Isso mostra para qualquer pessoa que se acreditar nos seus sonhos, é possível alcançá-los.

Emocionado, confessou que o mais difícil não foi a conquista da medalha, mas ele mesmo se propor a estar mais uma vez em uma Olimpíada, superar-se, insistir.

Apesar de ser o protagonista de sua reviravolta, ele é grato a muita gente pelo seu feito: sua irmã, a ginasta Daniele Hypólito, seu pai, as pessoas que acreditaram nele, a imprensa, os fãs.

É uma medalha coletiva, uma medalha do Brasil, disse ele. Isso mostra que todos temos o direito de errar. Também que temos que sonhar, e sonhar alto. E nunca desistir dos nossos sonhos.

*   *   *

A concretização de um sonho se faz com persistência, esforço, dedicação.

Esse o segredo dos que alcançam seus ideais.

Que o digam os artistas, os atletas, os escritores, enfim, todos os que almejam algo especial e investem suas horas, seus dias no seu objetivo.

Que o digam os estudantes que se inscrevem no vestibular, em concursos de toda sorte e esquecem dos dias, em horas intermináveis de estudo.

Que o digam todos os que sofrem acidentes, perdem a mobilidade ou a eficácia de um membro e se entregam à fisioterapia, insistindo, se exercitando.

Que o digam todas as crianças que adentram a escola, como uma grande incógnita e descobrem, no dia a dia, o valor de cada número, o som de cada letra, a junção de cada vocábulo, alcançando a leitura de uma frase, de um texto, de um livro.

Conquistas. Sonhos. Superação.

Todos, de uma forma ou outra, agasalhamos sonhos. Alguns, desistimos deles, ante os primeiros insucessos.

Outros, e somos aqueles que alcançamos êxito, insistimos, tornando a tentar e a tentar, não nos intimidando ante os fracassos.

Talvez, em algum momento, nos sintamos fragilizados e quase queiramos desistir. Contudo, basta uma réstia de esperança nos iluminar e retornamos à luta.

Esses nos tornamos vencedores na conquista do emprego, da vaga na faculdade, do tornar a andar ou utilizar a mão, ou reaprender a escrever, depois de um Acidente Vascular Cerebral.

De toda forma, sempre a medalha da superação nos pertencerá, de ouro, prata ou bronze, será nossa conquista.

Redação do Momento Espírita, com base em fatos da vida do ginasta Diego Hypólito.

Veja Também!

Os artigos relacionados podem te interessar:

[Ver mais sobre Sempre com alegria]

Sempre com alegria

Irmã Ananda. Ananda quer dizer alegria. Irmã Alegria. Desde sua mais tenra infância,...

[Ver mais sobre Pobreza e riqueza]

Pobreza e riqueza

Pela metade do século XX, um filme de suspense de Alfred Hitchcock fez sucesso: O homem que sabia...

[Ver mais sobre Perante as tempestades]

Perante as tempestades

Raios caíam rasgando o céu. Trovões ressoavam sacudindo paredes. Ventos fortíssimos carregavam...

[Ver mais sobre Os desafios da vida]

Os desafios da vida

Abrir a caixa de um quebra-cabeças pela primeira vez, desses de milhares de minúsculas peças, é...

Olá, deixe seu comentário para Superação

Enviando Comentário Fechar