Redação Espírita - Mensagens, Palestras Online, Psicografias...

MENU

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Trabalho que nos engrandece

Interessante era observar a rotina daquele jovem. Levantava-se pela manhã, cuidava da higiene pessoal, procurava as roupas no armário, demorando-se alguns minutos a decidir pelas mais adequadas para o dia.

Interessante era observar a rotina daquele jovem.

Levantava-se pela manhã, cuidava da higiene pessoal, procurava as roupas no armário, demorando-se alguns minutos a decidir pelas mais adequadas para o dia.

Tomava seu café, sem nem atentar para a riqueza da mesa posta, sobre a qual se encontravam sucos, pães, frutas, tudo disposto de forma agradável.

Saía de casa, seguia até o ponto de ônibus e se dirigia para o escritório, realizando as atividades que lhe competiam, sem quase pensar no que fazia.

No horário do almoço, após a refeição, procurava uma poltrona para cochilar alguns minutos, antes de retornar à mesa de trabalho.

As horas seguintes, lentas, se desdobravam e, ao fim do expediente, retornava para sua casa, onde após o jantar, gastava as horas em frente à TV, até ser vencido pelo sono.

Findando o dia, nem se dava conta de que levava a vida de forma repetitiva, fazendo sempre as mesmas coisas, sem pensar, sem se esforçar.

Profissionalmente, não procurava melhorar seu desempenho, aperfeiçoar-se, pensar em algo diferente, inovar.

Sua vida mais parecia a de um relógio, que repetia sempre as horas, sem acrescentar nada a si mesmo.

Sua jovialidade se perdia em uma quase inanição mental, psicológica e física. Algo parecido com um autômato.

Muito diversa, no entanto, era a vida de Janete, sua colega.

Dizia ela que seu dia era totalmente ocupado por atividades diversas, e que gostaria que ele tivesse mais horas para poder fazer tudo o que desejava.

Morava sozinha e era a única responsável por todas as tarefas, tanto as pessoais, como as do lar.

Levantava-se cedo para deixar a casa em ordem antes de sair para o trabalho e, no final da tarde, ao sair da empresa, ia diretamente para a faculdade.

Os domingos e feriados eram tomados, em grande parte, pelos estudos, algumas idas ao cinema ou teatro ou visitas aos familiares.

*   *   *

Olhando para essas duas vidas, acode-nos à mente que o trabalho é Lei Divina, Lei natural. Constitui estímulo aos valores que dormem latentes em nosso íntimo, aguardando despertamento, ampliação, desdobramento e todos, abastados ou necessitados, devemos a ele nos afeiçoar.

Toda ocupação útil é trabalho. Se não dependemos do trabalho remunerado para a própria subsistência, devemos empregar nosso tempo em atividades de solidariedade, de serviços de enobrecimento humano.

É salutar sair da rotina e da acomodação que acaba por matar o entusiasmo de viver, os estímulos para enfrentar desafios novos.

Cultivar o hábito da leitura que eleva, conversas que enobrecem, novos aprendizados, distração que edifica, atendimento ao necessitado, são trabalhos de elevação espiritual.

A boa mídia e a sua riqueza de informações instrutivas trabalha e engrandece nosso intelecto.

E o limite do trabalho será sempre o das nossas forças. Quando as forças físicas diminuem, as da alma continuam na ativa do crescimento interior.

Sejam nossas vidas verdadeiras usinas de trabalho digno, e muitas bênçãos de luz, paz e amor se farão em nós e ao nosso redor.

Veja Também!

Os artigos relacionados podem te interessar:

[Ver mais sobre Cultivando o silêncio]

Cultivando o silêncio

Há um provérbio chinês que diz que a palavra é prata, o silêncio é ouro. Significa que é...

[Ver mais sobre Um simples sonho]

Um simples sonho

De que tamanho são os nossos sonhos? Alguns sonhamos com viagens ao exterior, a fim de conhecermos...

[Ver mais sobre Um Brasil inteirinho para mim]

Um Brasil inteirinho para mim

Enquanto os dias se consomem em notas tristes de corrupção, ilegalidades, violência; enquanto...

[Ver mais sobre Por que matar seu filho?]

Por que matar seu filho?

Os três funcionários daquela seção eram bons amigos. A senhora que ocupava o cargo de chefia...

Olá, deixe seu comentário para Trabalho que nos engrandece

Enviando Comentário Fechar